O efeito Dunning Kruger e você

Ir em baixo

O efeito Dunning Kruger e você

Mensagem por Padawan em Seg 20 Ago 2012, 1:47 pm

Quando um jogo nos é apresentado, vamos, aos poucos, aprendendo suas regras e jogadas. Aprendemos, também, como determinar o vencedor e quando o jogo acaba. Note que passado um certo período de aprendizado, sabemos determinar o vencedor do jogo, mas não sabemos como vencê-lo. Se a idéia não faz sentido para você, pense contextualmente: se você aprendesse que o time vencedor, em League of Legends, é aquele que destrói o Nexus inimigo, você saberia dizer quem ganhou ou não se soubesse identificar a destruição de um Nexus, mas perceba que não lhe foi ensinado COMO o time destruiu o Nexus inimigo.

Veja que, em jogos que envolvem a presença de apenas um jogador, é fácil determinar o que o jogador fez para vencer o jogo (O tenista jogou uma bola curta que o outro não conseguiu pegar ou o lutador nocauteou o inimigo com um soco no queixo), mas a dificuldade vai aumentando na medida em que o número de jogadores em cada time sobe. Um bom indicativo deste fenômeno é a utilização excessiva de replays em qualquer jogo coletivo profissional, que são essenciais para entender o que se passou nas jogadas mais complexas. A presença do jogador X no lugar tal fez com que o jogador do time inimigo Y fosse marcá-lo, abrindo um buraco na defesa que permitiu que o jogador Z…. e centenas de sutilezas que somente um profissional conseguiria dizer com detalhes.

A partir daí, a jogada do time do jogador X é transmitida para diversos jogadores amadores, que não possuem o grau de instrução do jogador X e do Z. Esses jogadores não entendem do jogo como os profissionais, mas repetem as estratégias deles e até têm um certo grau de sucesso com elas em seu metagame amador. A informação do porquê a estratégia é boa foi perdida no processo.

Esse grau de sucesso na cópia de estratégias dá confiança ao jogador amador, que se ilude de que, como consegue fazer a jogada do jogador X, provavelmente joga tão bem quanto ele. Começa então a dar opiniões infundadas sobre jogadas pois acha que entende bem do jogo… e considera que quem discorda dele joga mal. Esse jogador amador é incapaz de medir a própria habilidade no jogo, pois ele não sabe qual é a medida a se fazer.

Perceba que o que separa o jogador X do jogador amador não é a capacidade de fazer a jogada, mas sim entender o motivo de fazê-la.

Vamos trazer o que eu disse para League of Legends: quantas vezes você já ouviu alguém falando que está preso no Elo hell? Que ele é melhor que todas as pessoas do Elo dele, mas as pessoas que estão no nível dele são tão ruins que ele não consegue melhorar. O efeito é muito similar ao exemplo do jogador amador. A pessoa que está reclamando não sabe como ganhar o jogo, mas pensa que sabe, então atribui sua falta de sucesso aos outros jogadores. Este é um caso de efeito Dunning-Kruger.

O efeito Dunning-Kruger é uma predisposição cognitiva na qual pessoas inexperientes tomam decisões ruins e chegam a conclusões erradas, mas a sua incompetência no assunto nega a habilidade metacognitiva de avaliar seus erros. A pessoa inexperiente sofre de uma superioridade ilusória, classificando sua habilidade como acima da média, muito maior de onde realmente está.

Um dos primeiros passos para melhorar as suas habilidades, qualquer seja o jogo, é reconhecer que há um GRANDE motivo por você não ser profissional e o cara que está na competição internacional ser. É por isso que o seu pai não é técnico de futebol, mesmo que ele pense que ele sabe mais de futebol que o Mano e que você talvez concorde com ele – o nível de entendimento do Mano é muito maior do que o seu ou o do seu pai.

Agora que você tem esse tipo de informação em suas mãos, use-a! Um dos motivos pelos quais o jogador reclamão está preso no “Elo hell” é porque ele não sabe que o Elo hell não existe. O reclamão acha que ele é um excelente jogador e não tem no que melhorar. Se você era um tipo de jogador desses, espero que tenha aprendido que o jogo é muito mais complexo do que sua imaginação lhe permitia ser. Preste atenção nos replays e nas streams dos jogadores. Veja os pequenos detalhes, ouça as explicações deles. Leia seus blogs e suas colunas e tenho certeza que já irá demonstrar resultados.

Link do artigo

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

_________________
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
avatar
Padawan

Mensagens : 117
Data de inscrição : 12/07/2012
Idade : 33
Localização : Belo Horizonte

Ver perfil do usuário https://www.facebook.com/JowJou?ref=tn_tnmn

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O efeito Dunning Kruger e você

Mensagem por Lyllithy em Seg 20 Ago 2012, 2:06 pm

adorei man !!! vlw
avatar
Lyllithy

Mensagens : 149
Data de inscrição : 31/07/2012
Idade : 28
Localização : Bahia , Villas do atlântico

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum